Pesquisar este blog

domingo, 16 de março de 2014

DIABETE - O QUE É?

O que é Diabete?


    Seu filho foi diagnosticado com diabete tipo 1 ou você, após passar por um exame de rotina, recebeu a notícia de que tem diabete tipo 2. Nesse turbilhão de emoções que você deve estar vivendo, surgem muitas questões: Como isso aconteceu comigo? Eu não sinto nada. Meu filho nunca teve nada. Não tem diabéticos na família, como pode o meu filho ser diabético? Afinal, o que é diabete?

    Diabete é uma palavra de origem grega que significa sifão ou passar através de. Foi utilizada originalmente por Areteu da Capadócia, quem designou a doença pela primeira vez. Ele observou os doentes que tomavam muita água e urinavam muito (a palavra descrevia o que acontecia com a água ingerida, que passava pelo organismo e era eliminada pela urina). O termo mellitus surgiu anos mais tarde, quando o médico inglês Thomas Willis resolveu fazer um experimento intrigante: ele observou que juntavam formigas na urina do diabético e decidiu prová-la. Foi quando descobriu que a urina era doce - daí o termo mellitus, que está associado à palavra mel, portanto, diabetes mellitus quer dizer urina doce. "Com o passar dos anos, descobriu-se que havia excesso de açúcar no sangue, que era eliminado junto com a urina. Quando o açúcar ultrapassa 180mg  por 100ml de sangue, o açúcar sai na urina, o que chamamos de glicosúria", explica Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos, médico endocrinologista do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos (SP), que alerta: "Existem outras doenças que também foram classificadas como diabete, mas que não tem relação com o aumento de glicose no sangue, como o diabetes insipdus, em que a urina não possui gosto ou odor".

    O diabetes mellitus é uma doença que acomete todo o sistema orgânico e exige a participação de vários especialistas, tais como: psiquiatras, oftalmologistas, nefrologistas, neurologistas e cardiologistas, entre outros. Sem mencionar na importância do acompanhamento com o endocrinologista e do suporte do nutricionista, requisitos básicos para um controle eficiente da glicemia. Barcellos lembra que o diabete é considerado uma doença que consome a pessoa (consumptiva), tal qual o câncer e a tuberculose, entre outras. De acordo com Helena Attroch Machado, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Camilo (SP), o diabete é uma doença que ocorre no mundo inteiro, porém tem maios prevalência nos países desenvolvidos. "No entanto, vem aumentando muito também nos países em desenvolvimento. Ainda tem maior número de casos na população feminina branca".

    Este blog está sendo construído com a finalidade de esclarecer a doença diabetes que é tão terrível e avassaladora em nossos dias. Os assuntos estarão sendo divididos por postagens e esperamos que você caro leitor, tire o maior proveito possível destas informações.

Até a Próxima!!

Introdução

Introdução


    Este blog está sendo reformulado para apresentar três assuntos próximos com relação a saúde, que são: Diabete, Termos Médicos e Ervas que Curam que serão separados por postagens indicativas tais como: quando for uma postagem que fale sobre Diabete então ela começará como "DIABETE - ASSUNTO TRATADO", quando for sobre termo(s) médicos será assim "TERMO(S) DE SAÚDE - NOME DO TERMO" e quando for de Ervas será "ERVAS QUE CURAM - A ERVA MENCIONADA". Este blog espera ser tornar uma espécie de consulta para o internauta para que o mesmo possatirar as suas dúvidas em relação a estas três áreas.

Até a Próxima!!