Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

ERVAS QUE CURAM - Óleos Essenciais

Óleos Essenciais


    Óleos essenciais – Extraídos por destilação ou por expressão, os óleos essenciais são compostos aromáticos retirados dos vegetais. Podem ser empregados em diferentes apresentações (cápsulas, géis ou soluções) e são muito utilizados na perfumaria e na aromaterapia.

Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Pós-Vegetais

Pós-vegetais


    Pós–vegetais – Nesse caso, as ervas são secas e trituradas e, normalmente, acondicionadas em cápsulas, os pós-vegetais podem ser ingeridos com água ou, então, misturados a outros para criação de medicamentos específicos.

Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Tinturas

Tinturas


    Tinturas – Há dois tipos de tinturas: as vegetais e a chamada tintura-mãe. A tintura vegetal é preparada à temperatura ambiente por meio da ação do álcool sobre erva seca. Já a tintura-mãe é uma preparação líquida conseguida com a ação dissolvente de um álcool sobre drogas e origem animal ou vegetal.

 Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Infusão

Infusão


    Infusão – A infusão é a maneira tradicional de preparação do chá, na qual a quantidade de ervas varia com o tipo de planta e o tratamento. Joga-se água fervente sobre as folhas ou flores da planta, deixando-as dentro da água quente por cinco a dez minutos e, depois, as filtrando-as.

 Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Decocção

Decocção


    Decocção – Processo no qual se coloca água fria na erva, aquecendo tudo em um recipiente fechado até ferver. Deixe a mistura ferver por alguns minutos antes de retirá-la do fogo.

 Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Maceração

Maceração


    Maceração – Processo no qual você pica a planta com um pilão, antes de mergulha-la na água, no vinho, no vinagre, no óleo ou no álcool de cereais. A escolha do líquido vai depender do objetivo de cada pessoa. A planta deve ficar em maceração, no mínimo, por 12 horas. Já as casas, os talos amolecidos e as raízes, devem ficar por 18 horas. Não se esqueça de coar a mistura em tecido antes de usa-la, espremendo-a bem antes de se desfazer dos ruídos.

 Até a Próxima!!

ERVAS QUE CURAM - Introdução

Introdução


    As plantas são usadas para tratar enfermidades e cicatrizar feridas desde a Antiguidade. Os egípcios e os povos babilônicos já utilizavam as propriedades de seus óleos essenciais e as essências aromáticas na preparação de produtos cosméticos, além de seus componentes para fins medicinais.

    Com o passar dos anos, o homem foi conhecendo cada vez mais sobre a utilidade das plantas e passando por várias gerações. A chamada medicina natural foi ganhando destaque e, atualmente, tem adeptos e estudiosos sobre o assunto no mundo todo. Este novo século está aproximando os seres humanos da natureza e tudo que a cerca. Vemos muitas pessoas falando sobre sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem, entre outros. E a medicina fitoterápica é um dos assuntos mais antigos, mas que recentemente vem sendo investigada por várias pessoas.

    Cada vez mais a população procura saber sobre plantas medicinais e seus benefícios para á saúde do homem. Apesar do valor alto dos remédios extraídos da natureza, a sociedade vai atrás desse tipo de tratamento por ser mais saudável. Um fator importante que ajudou as pessoas a conhecerem sobre as plantas, foi o desenvolvimento tecnológico, pois diversos estudos em relação à utilidade de cada erva medicinal vêm sendo feito a cada ano no mundo inteiro.

    Essas pesquisas servem para catalogaras plantas, definiras suas reais funções e potencialidades medicinais e, até mesmo, para rever e corrigir suas propriedades farmacológicas. E, principalmente, ajuda na disseminação dessa antiga e rica medicina.

    A fitoterapia - o estudo das plantas medicinais e as suas aplicações na cura de enfermidades - se tornou uma grande aliada dos seres humanos nos dias de hoje. Mesmo não curando doenças mais graves e acidentes sérios, as plantas medicinais ajudam no tratamento de pequenas doenças do nosso cotidiano,  como disenteria, cólica, dor de cabeça, problemas estomacais, respiratórios, intestinais etc. Além disso, as plantas servem como matéria-prima para a fabricação de diversos medicamentos industrializados. Se formos olhar as fórmulas de cada um dos remédios que temos em casa, com certeza, encontraremos milhares de plantas inseridas em cada um.

    Esses medicamentos podem ser consumidos por meio de chás, tintura, cataplasma, maceração, infusão, decocção, entre outros. Porém, mesmo sendo um assunto antigo, a fitoterapia deve ser usada com muito cuidado, pois diversas receitas circulam na mídia como se fossem naturais, sem saber ao certo o procedimento de cada uma.

    Diante disso, é de extrema importância que cada indivíduo procure um médico especialista, ou o seu próprio médico, para diagnosticar qual é a doença e também para receber alguma orientação relacionada ao uso de qualquer planta medicinal antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

    Atenção também na hora de comprar a planta certa, pois muitas possuem aparência semelhante ou nome parecido. Portanto, para não correr o risco de ingerir um medicamento errado, procure sempre saber qual é o nome científico certo da planta que você precisa. Procure comprá-las em lugares autorizados e confiáveis, uma vez que, muitas pessoas se passam como entendidas do assunto e, na verdade, não sabem nada.

    Não se arrisque. Pesquise bem antes de comprar e, se tiver alguma dúvida, procure um farmacêutico para lhe dar uma forcinha!

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - amamentação

    amamentação – (1) ato ou efeito de amamentar.; alactamento, aleitação, aleitamento. (2) constitui a única forma recomendada de alimentar crianças nos primeiros seis meses de vida.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - amálgama

    amálgama – (1) toda liga que contém mercúrio. (2) liga utilizada para obturar uma cárie dentária.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - ama

    ama – nutriz que amamenta a criança que não é seu filho.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - Alzheimer, doença de

    Alzheimer, doença de – doença de evolução lenta e progressiva, atinge normalmente pessoas de meia-idade. Os principais sintomas são: dificuldade concentração, esquecimento, dificuldade para fazer cálculos ou raciocinar com clareza e também, eventualmente, distúrbio comportamentais e psicológicos.
 
Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alvino

    alvino – referente ao intestino ou ao ventre.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alvéolo pulmonar

    alvéolo pulmonar – cavidade sem saída terminal dos bronquíolos pulmonares. É nesta cavidade que ocorre a troca dos gases.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alvéolo dentário

    alvéolo dentário – cavidade escavada nos maxilares na qual são implantados os dentes que são fixados pelo ligamento alvéolo-dentário.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alveolite

    alveolite – inflamação dos alvéolos pulmonares.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alveólise

    alveólise – atrofia progressiva do osso alveolar ao redor de um ou de vários dentes.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alveolar

    alveolar – relativo aos alvéolos, mais apropriadamente aos dentários e pulmonares.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alveologia

    alveologia – dor no alvéolo dental.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alvaidade

    alvaidade – carbonato de chumbo .

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alumínio

    alumínio – metal branco, leve e maleável, que pertence ao grupo dos oligoelementos. Alguns dos seus sais solúveis são utilizados como antiácidos gástricos.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alume

    alume – sulfato duplo de alumínio e potássio, vulgarmente conhecido como drama ume; substância cristalina, incolor e inodora, solúvel em água. Atua como emético eficiente nas intoxicações. Muito usado como adjuvante, com determinados tipos de vacinas, a fim de se obter melhor resposta imunológica.
 
Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alucinógeno

    alicinógeno – que provoca alucinações.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alucinado

    alucinado – que está acometido por alucinações.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alucinação

    alucinação – percepção imaginária na ausência de qualquer estimulação proveniente do exterior. As estimulações podem ser auditivas, visuais, olfativas, gustativas e táteis.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alta, de resumo

    alta, resumo de – sumário do registro de hospitalização de um cliente preparado na ocasião em que deixa o hospital.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alta

    alta – o ato de ser liberado do tratamento por um médico, outro socorrista ou perda própria instituição.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alotrópico

    alotrópico – diz-se de um corpo que existe sobre várias formas distintas tendo propriedades físicas diferentes. Ex.: as formas alotrópicas do carbono: carbono, diamante, grafite.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alotipia

    alotipia – propriedade de origem genética na qual um certo número de antígenos solúveis não apresenta exatamente especificidade em todos os indivíduos de uma mesma espécie animal.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alorritmia

    alorritmia – alteração particular do ritmo cardíaco.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - aloplastia

    aloplastia – prótese; substituição de uma parte do corpo por material estranho.

Até a Próxima!!

TERMO(S) DE SAÚDE - alopecia circunscrita

    alopecia circunscrita – alopecia que se apresenta em placas bem definidas, deixando o couro cabeludo liso.

Até a Próxima!!